A dor ou desconforto ao urinar, também conhecida por disúria, tem como uma das principais causas o fato de a pessoa reter a urina por muito tempo, mas pode ser causada por uma infecção urinária (quando alguma parte do sistema urinário infecciona: rins, bexiga ou uretra).
Este problema é bem comum entre as mulheres, principalmente durante a gestação.
Os homens, as crianças e os bebês não estão imunes a esta dor, que pode vir acompanhada de outros sintomas como ardência ou dificuldade em urinar.
Como é feito o diagnóstico preciso?
Quando essa ardência se mantém por mais de 2 ou 3 dias, o paciente com esses sintomas deve procurar um Urologista, que indicará quais os exames devem ser feitos. Dessa forma, é possível identificar a causa e iniciar o tratamento adequado.
Somente a infecção de urina causa dor ao urinar?
Não! Existem outras doenças que provocam dor ao urinar: hiperplasia benigna da próstata, inflamação do útero, tumor na bexiga, pedras nos rins, cistite, pielonefrite, uretrite, doenças sexualmente transmissíveis, candidíase, entre outras.
Como evitar ardência ao urinar?
“O melhor conselho para prevenir qualquer doença é a mudança de hábito.“
Veja três dicas simples que podem te auxiliar:
- Beba muito líquido: O ideal é a ingestão de, no mínimo, 2 litros de água por dia. O consumo de água, chás e sucos sem açúcar auxiliam na limpeza do seu organismo.
- Não segure a urina: sempre que surgir o desejo, faça xixi. Esse ato “lava” o canal da urina (uretra), “arrastando” as bactérias presentes no trato urinário e eliminando-as do organismo. Isso também evita que elas se acumulem e multipliquem. Os médicos também recomendam urinar logo após a relação sexual, para eliminar bactérias que podem ter entrado na uretra.
- Consuma alimentos ricos em vitamina C: O consumo de alimentos ricos em Vitamina C melhora a função imunológica e colabora para tornar a urina mais ácida, reduzindo o crescimento de bactérias.